Em caso de devoluções, alguns estados exigem que sejam emitidas 2 notas fiscais, sendo, uma com o produto e outra somente com ICMS ST. Na digitação do item o sistema pergunta e demonstra o valor do ICMS ST a ser devolvido item a item. Na  emissão da previa da primeira nota fiscal, ele não demonstra o ST,  demonstrando somente no momento da emissão da 2ª. Este mesmo processo é efetuado na devolução de compras. 

  Parâmetro do tipo de faturamento 

 

image.png

 

Nos casos de retorno/devolução , de qualquer tipo, dependendo do CFOP, o campo acima assinalado “finalidade da nota”, deverá ser habilitado. Há uma lista de CFOPs considerados como devolução/retorno. Esta lista é definida por estado, sendo necessário nestes casos, verificar o estado da emissão da nota se deve ou não habilitar este campo. No caso do rio grande do sul, sim, é necessário .

Já existe um faq, que trata de um assunto conforme abaixo.

 

Entrada e Saida NF Remessa Antecipada

As entradas de notas fiscais de remessa antecipada deve ser digitadas no CES00274, com código de operação remessa no tipo de faturamento. 

Na aba contabilização do tipo de faturamento informe a partida contabil do Valor da Nota, Icms proprio e IPI. Nos casos que houverem Icms ST no valor da nota de entrada o sistema contabilizará somente o total da nota e o IPI (se houver). Faça a contabilização da nota da seguinte forma:

  • Pelo Total da nota
    D-Ativo - Entrada notas em garantia
     C-Passivo - Notas em garantia a serem devolvidas

As Notas de Retorno de Remessa devem ser emitidas pelo programa de outras operações, sendo que no tipo de faturamemto a operação deve ser "DEVOLUÇÂO". O sistema buscará os dados de tributação da nota fiscal de entrada, é o mesmo conceito de uma devolução de compra e ou venda só que sem gerar credito a fornecedor/cliente, sendo que a contabilização será efetuada pelas partidas contábeis cadastradas na tabela de tipo de faturamento. A contabilização deve ser feita nos seguintes moldes:

  • Pelo Total da nota
    D-Passivo - Notas em garantia a serem devolvidas
     C-Ativo - Entrada notas em garantia
  • Pelo valor do ICMS Prorio
    D-ICMS a recuperar ( outros creditos )
     C-ICMS próprio a Pagar
  • Pelo valor do ICMS ST
    D-ICMS a recuperar ( outros creditos )
     C-ICMS ST a PAGAR


 

 

 

 

Por favor:

1 – Atualize este FAQ com as novas informações

2 – Acompanhem a emissão desta nota com a sua devida explicação. Em tudo certo, fechar o chamado

3 – Qualquer problema, me informe