Conceito
- Objetivo
Para serviços pré-determinados, permitir em uma única digitação carregar para o orçamento serviços e peças.
Quando na montagem do check-list padrão, exemplo “Revisão 10.000 Km” obviamente serão informados as mão de Obras e peças obrigatórias pertinentes a revisão.
Para tornar possível o controle de vendas de itens de check-list não obrigatórios, deverão ser informados dentro do check-list os “serviços avulsos”.
O principal objetivo dos serviços avulsos é exatamente sabermos o que e quanto foi vendido dentro do check-list, do que chamamos de “Serviços Adicionais”.
O relatório para esta finalidade está no item 05 deste manual.
- Como configurar
Basta acessar em: Oficina >> Tabelas Gerais >> Check - List os seguintes programas:
Grupo para Check list : Informar o nome do Check-List. Ex. “Revisão dos 10.000 Km” |
Texto Avulso Padrão Neste programa serão criados os serviços avulsos, ou seja, os serviços que não estão na tabela de Tempo Padrão, mas farão parte do Check-list. |
Check-list Serviços : Informe o nome do GRUPO, qual a marca do veículo e em seguida os serviços que irão compor o Check-list. Após digitar os serviços, uma nova tela será aberta para a digitação das peças que fazem parte deste serviço. Caso não exista peça neste serviço, tecle ESC. |
- Como preencher
Grupo para Check list :
Check-list Serviços
4. Como aplicar o check-list no orçamento, utilizando o sistema antigo
Com o término das configurações acima, o sistema já está pronto para receber o check-list nos orçamentos.
Com base no modelo cadastrado, dentro da opção “SERVIÇOS TMO” na manutenção de orçamentos (vide tela 1), basta pressionar <F3> para que o sistema apresente a lista de check-list. (vide tela 2).
Ao selecionar o check-list desejado, tecle <ENTER> e TODOS os serviços e peças do respectivo check-list serão carregados para o orçamento.
NOTA: Estes serviços e peças poderão ser excluídos dentro do orçamento, não sendo obrigatórios.
Tela 1
Tela 2
5. Relatório de serviços AVULSOS vendidos no check-list.
Foi desenvolvida também uma listagem para que seja impresso somente os serviços e peças AVULSAS que foram vendidos no check-list (Serviços Adicionais). Este relatório está catalogado em Oficina >> Rel.Gerais >> Vendas de Check list.
Orçamento / Pedidos de Venda de Peças
O mesmo checklist criado para a oficina pode ser utilizado para vendas no balcão. Nas telas seguintes demonstramos a forma de utilização para orçamentos e pedidos de vendas.
Observe que se não existir saldo suficiente para a peça, a mesma não será carregada.
Caso o orçamento / pedido possua uma condição de pagamento diferente da prevista no checklist, a mesma será alterada para esta, sempre verificando credito do cliente e as condições normais de faturamento.
Para estes procedimentos, os serviços constantes nos checklists não serão carregados, apenas, todas as peças constantes.
Orçamento de peças
Pedido de venda de peças
4. Como aplicar o check-list no orçamento, utilizando o sistema novo
Com o término das configurações acima, o sistema já está pronto para receber o check-list nos orçamentos.
Com base no modelo cadastrado, dentro da aba “SERVIÇOS ” na manutenção de orçamentos WEB (vide tela 1), basta utilizar a lupa de consulta para que o sistema apresente a lista de check-list.
Ao selecionar o check-list desejado, tecle <ENTER> e TODOS os serviços e peças do respectivo check-list serão carregados para o orçamento.
NOTA: Estes serviços e peças poderão ser excluídos dentro do orçamento, não sendo obrigatórios.
Tela 1
Os relatórios de controle são os já demonstrados anteriormente.
SHAPENESS INFORMÁTICA
Equipe de Desenvolvimento e Suporte