Conceito e Procedimento
O propósito desse documento é trazer esclarecimentos quanto a correta rotina de Devoluções de Vendas, principalmente para os usuários que utilizam o sistema financeiro e contábil.
1) Conceito
Nosso sistema opera da seguinte forma: Quando dá-se entrada em uma Nota Fiscal de Devolução de Vendas ou emite-se via outras operações essa mesma Nota Fiscal irá gerar um crédito para o cliente.
2) No dia seguinte
O responsável pelo controle do contas a receber deverá entrar em: Faturamento/ Tesouraria >> Créditos >> Movimento Financeiro das Devoluções.
Esse relatório fornecerá com detalhes cada ação da Nota Fiscal de Devolução.
3) Baixando um título utilizando um crédito pendente
Se a baixa for total, baixe o documento com uma partida contábil que D-Adiantamento a Cliente e C-A Receber.
Se a baixa for parcial desdobre o documento ( Contas a receber >> Movimentações >> Desdobramento ) e faça a baixa conforme explicado acima.
Depois que baixar, entre em: Faturamento/Tesouraria >> Créditos >> Manutenção, digite o VALOR QUE DEVERÁ FICAR PENDENTE EM CRÉDITO. Caso não fique nada pendente digite 0 (ZERO) e grave a informação.
4) Considerações Finais
Seguindo essas orientações o controle das devoluções no contas a receber ficará simples e seguro, restando apenas o acompanhamento diário das mesmas via relatório.
SHAPENESS INFORMÁTICA
Equipe de Desenvolvimento e Suporte