Para que seja possível emitir uma nota de Outras Operações para importação, será necessário cadastrar o fornecedor como EX no campo UF , as classificações fiscais e por fim os produtos com base no documento de importação, conforme segue:


1-)  Para que os cálculos esteja corretos, temos sempre que nos basear no seguinte documento, DI - Extrato da Declaração de Importação  o documento necessário possui cabeçalho semelhante ao abaixo

Observação: (Nunca se basear na pré nota geralmente fornecida pelo despachante).

2-) Cadastrar as classificações fiscais de acordo com o documento Item 20, como "Excecao".

Exemplo 87089990 , Excecao 20.  com impostos conforme segue:

- Alíquota de IPI 15,00%

- Imposto importação 16,00%

- PIS 2,10%

- COFINS 10,65%



3-) Quanto aos produtos na importação, caso ainda não estejam cadastrados, cadastrar no módulo de Estoque/Manutenção, com  classificação fiscal "Excecao", (Item 02), desta forma, demais itens com mesma classificação fiscal não serão afetados com mesmos cálculos.


4-) Os valores de frete, despesas e seguro deverão ser digitados na primeira tela de Outras Operações.

 Sendo o campo VLR Despesas o valor correspondente a somatória da Taxa de Capatazia + Sobre estadia + Armazenagem.

O valor do Frete deve ser o Frete internacional ( em moeda estrangeira ) convertido em reais.

O valor do seguro deve ser o seguro internacional ( em moeda estrangeira ) convertido em reais.




5-) Ao elaborar o pedido de Outras Operações se atentar aos valores que hora moeda estará em moeda estrangeira e hora em Reais, o sistema somente efetua cálculos com base em Reais.


Exemplo: O item possui o VUCV de: 80,52000, e a TAXA CAMBIAL  está com valor de  3,50, multiplicando teremos o valor unitário de R$ 281,8200, este resultado é o que deverá ser o digitado no valor unitário do sistema.


6-) Digitar os campos conforme abaixo, este são coletados no documento de importação item 01.


O Campo VL Renov. MM é referente a Renovação da Maninha mercante , vulgarmente chamado de AFRMM, esse valor é obrigatório quando o frete for marítimo.





7-) Apos a digitação da tela acima (item 06), o sistema apresenta a digitação dos pesos que devem ser coletados na DI, no campo "Peso Líquido da Adição:". O total após digitação de todos os pesos, deverá ser o mesmo que no campo Peso Líquido: na primeira pagina da DI.



Maiores duvidas, efetuar abertura de Ticket em nosso portal

https://shapeness.freshdesk.com