Prezados(as) Amigos(as)!!!


O objetivo deste manual é demonstrar como utilizar no sistema os recursos disponíveis para emissão do fluxo de caixa.

No fluxo de caixa nós teremos as informações de todas as entradas (contas a receber) e todas as saídas (contas a pagar), inclusive com as provisões. 

Também em relação as saídas (contas a pagar) o fluxo de caixa irá separar as obrigações por tipo de fornecedor.


Para que isso seja possível é só seguir os passos abaixo:


1) Criar tipos de fornecedores para separar os documentos por fornecedor:


Acesse o menu destacado em vermelho e crie os tipos de fornecedores para que seja possível a visualização no fluxo de caixa. O recurso é interessante, pois proporcionará uma análise detalhada no fluxo, como por exemplo, saber quais são os fornecedores de determinados serviços e produtos e até mesmo para separar as provisões, cito, folha de pagamento.



2) Informar o tipo de fornecedor no cadastro de fornecedores:


Acesse o cadastro de fornecedores e informe para cada um o seu tipo de fornecedor, conforme campo destacado em vermelho:



3) Criar dias de liberação para o contas a receber:


Neste tópico nós abordaremos o conceito de dias de liberação e como criá-los. O referido conceito aplica-se aos documentos pendentes no contas a receber, que pertencem à cobrança bancária, sendo que, há um determinado tempo para que o boleto que o seu cliente liquidou junto ao banco seja liberado em sua conta corrente bancária. Esse tempo nós denominamos de "dias de liberação", normalmente conhecido como "D+1".

Veja o exemplo: Um boleto bancário com data de vencimento em 05/11/2015, liquidado pelo cliente em 05/11/2015. Se a sua cobrança junto ao banco for "D+1", o banco irá liberar o valor em 06/11/2015, ou seja, um dia após a liquidação. No fluxo de caixa, o sistema interpretará essa informação e demonstrará que você pode contar com essa entrada em 06/11/2015 e não em 05/11/2015.


Utilize o menu abaixo para informar dias de liberação e certifique-se que o documento pendente no seu contas a receber esteja com este tipo de cobrança.



4) Despesas fixas - provisões do contas a pagar:


Antes de emitir o fluxo de caixa, leia nossa documentação sobre: 

- Despesas fixas - provisão - contas a pagar 

Duplicatas descontadas.


5) Emitindo o fluxo de caixa: 


Acesse o menu abaixo e processe a geração do fluxo de caixa. Explicaremos abaixo cada campo:


Data da semana: Informe um dia da semana que você deseja analisar. Com base nesse dia o fluxo de caixa demonstrará o resultado semanal.

Dias da Tabela  : Se este campo estiver habilitado, as entradas serão demonstradas de acordo com o parametrizado no tipo de cobrança, conforme explicamos no tópico "3)".

Empresa           : O conceito do fluxo de caixa é multi-empresa. Você pode selecionar uma, várias ou todas.



Assim que o fluxo de caixa for gerado você terá as informações conforme abaixo. Explicaremos os campo destacados em vermelho.


ENTRADAS: Irá totalizar todas as entradas previstas, sendo o total à receber. Se desejar saber quais são os documentos que compõem o valor das entradas, basta clicar na célula que está destacada em vermelho com fundo verde.


TÍTULOS DESCONTADOS: Leia nossa documentação sobre Duplicatas descontadas.


SAÍDAS: Irá totalizar todas as saídas previstas, sendo o total à pagar, com as provisões e separando por tipo de fornecedor. Se desejar saber quais são os documentos que compõem o valor das saídas, basta clicar na célula que está destacada em vermelho com fundo verde.


IMPRIMIR RELATÓRIO e EXPORTAR EXCEL: Clique nos botões para executar essas tarefas.


SALDO DO DIA: O total das entradas menos o total das saídas.


SALDO ACUMULADO: O total das entradas menos o total das saídas, acumulados por dia/semana, ou seja o saldo do dia/semana anterior mais o saldo do dia/semana atual.





Com esses procedimentos você obterá um fluxo de caixa completo. 


Forte abraço.