Estaremos destacando abaixo, passo a passo, procedimentos para que o inventário seja realizado de forma correta. Porém, antes de iniciá-lo, vale lembrar que o sistema permite a atualização como segue abaixo:
I. O sistema atualizará SOMENTE os itens digitados. Caso o item, mesmo preparado, não seja digitado, o sistema NÃO atualizará o estoque partindo do princípio de que o saldo físico está de acordo com o do sistema. Não haverá registro de inventário para estes itens na consulta de Histórico de Peças.
II. Para os itens preparados e NÃO digitados, o sistema irá ZERAR o saldo, partindo do princípio que se o mesmo não foi digitado é porque não existia estoque disponível.
Informe a nossa Central de Suporte Técnico qual dos conceitos que deseja utilizar para que possamos parametrizar de acordo.
Leia com atenção os seguintes passos:
1) Faça um Backup Geral.
2) No Módulo Inventário acesse Desprepara Inventário. Este procedimento irá apagar, caso exista, um processo de inventário não finalizado.
3) Auditoria – Falhas no Histórico – Emitir esta listagem no módulo de Auditoria para constatar que não há este tipo de ocorrência no histórico de peças, uma vez que item 04 irá se basear por ele.
4) Batimento Estoque –O objetivo deste é corrigir uma eventual diferença no estoque (estoque negativo por exemplo, que pode ter ocasionado devido uma queda no processamento, etc...)
Selecione a opção “Histórico” e em seguida “Prévio”.
Imprima esta listagem . Os itens contidos na mesma terão de ser inventariados. Com a listagem em mãos, faça o mesmo processo de batimento agora com a opção “OFICIAL”
5) Preparação – Este programa tem por finalidade “separar” os itens que serão inventariados. Ele se encarrega também por “guardar” a quantidade destes itens para uma eventual comparação com o que será digitado. Daí a importância de não movimentar o estoque durante todo o processo de inventário.
Para a contagem de todos os itens do estoque, selecione PREPARAÇÃO GERAL =S. Caso contrário, utilize uma das opções: Por intervalo de itens, Locação, Tipo de Peça, Itens movimentados em um determinado período, Por faixa de preços ou ainda itens que não foram inventariados em um determinado período.
6) Listagem p/ Inventário – Com base na PREPARAÇÃO, emita esta listagem para iniciar a CONTAGEM FÍSICA dos itens. Sendo a PRIMEIRA CONTAGEM, selecione esta opção.Verifique a ordem de impressão que melhor irá atendê-lo (locação, numérica, tipo de peça ou alfa). Ainda terá a opção de emitir itens com saldo, sem saldo ou geral e também a opção de imprimir uma coluna com as quantidades do estoque atual.
7) Digitação dos Itens – Com a listagem já em mãos e com as devidas quantidades contadas, informe-as ao sistema. Para tal temos duas opções a seguir:
a) Manutenção: Informe 1ª Contagem e logo após Altera. Digite código por código com suas devidas quantidades.Se um item não foi preparado, uma mensagem de advertência será apresentada. Caso o item já tenha sido digitado, também será apresentada uma mensagem apenas informativa. Tecle ENTER e siga adiante digitando a quantidade total.
b) Digitação p/ Seleção – Este programa facilita a digitação não sendo necessário digitar os CÓDIGOS dos itens e sim as quantidades. Os códigos serão apresentados em TELA ROLANTE. Faça a mesma seleção da LISTAGEM PARA INVENTÁRIO. Desta forma o sistema apresentará os itens na mesma ordem impressa. No campo CONTAGEM selecione 1ª Contagem e no campo OPERAÇÃO selecione sempre ALTERA.
8) Listagem de Inventário – Após a digitação da 1ª contagem emita este relatório a fim de obter o resultado somente das DIFERENÇAS entre o ESTOQUE ATUAL e a QUANTIDADE DIGITADA. Estamos ainda acompanhando a 1ª contagem. Importante destacar que esta listagem NÃO será impressa após o término do processo de inventário.
9) Encerra 1ª Contagem – Caso não queira mais fazer nenhuma manutenção na 1ª Contagem, faça o ENCERRAMENTO 1ª CONTAGEM.
10) Neste momento o usuário tem dois caminhos a seguir :
a) Encerrar todo o processo de Inventário no programa chamado ATUALIZAÇÃO.Informe ENCERRA GERAL = S e todo o estoque será atualizado com base na 1ª Contagem. Aconselhamos efetuar uma cópia de segurança (backup) antes deste processo. Caso haja alguma interrupção do mesmo (queda de energia, desligamento de equipamento, etc...) iremos utilizá-lo.
b) Abrir uma 2ª Contagem – NÃO É NECESSÁRIO fazer uma nova Preparação. Apenas siga os passos do item 6 selecionando 2ª Contagem.
11) Com o relatório em mãos, faça uma nova contagem FÍSICA e digite novamente os dados conforme item 7 deste manual apenas optando pela 2ª Contagem.
12) Voltando no relatório LISTAGEM DE INVENTARIO, selecione 2ª contagem para obter as diferenças. Na última opção deste relatório (COMPARAR DIFERENÇAS) o usuário terá a possibilidade de comparar as diferenças da 2ª Contagem ou com o Estoque Atual ou com a 1ª Contagem.
13) Se necessário for, entre na Manutenção de Digitação ou Seleção por Digitação e faça a manutenção na 2ª Contagem.
14) Se não for mais preciso nenhuma alteração, faça uma nova cópia de segurança e utilize a ATUALIZAÇÃO. Como já explicado anteriormente, este é que irá efetivamente atualizar o estoque de acordo com o que foi digitado.
SHAPENESS INFORMÁTICA