Prezados(as) Amigos(as) !!!


O extrato do caixa e bancos tem o seguinte conceito:


Cada lançamento no caixa e bancos possui um STATUS que pode ser ABERTO ou BAIXADO.

Os lançamentos cujo STATUS seja ABERTO, determina que o usuário ainda não conciliou esse lançamento no extrato bancário, exemplo, emitiu-se um cheque e esse cheque foi lançado ou integrado no caixa e bancos. O referido cheque aparecerá no extrato do caixa e bancos com o STATUS ABERTO, porém, ainda não foi compensado no banco e por este motivo ainda não foi conciliado. Todo e qualquer lançamento que ainda estiver com o STATUS ABERTO fará parte do SALDO REAL do extrato do caixa e bancos.


Supondo agora que o cheque tenha sido compensado no banco e o usuário fará a conciliação do extrato bancário com o extrato do caixa e bancos. O processo de conciliação nada mais é que alterar o STATUS do lançamento de ABERTO para BAIXADO e isso deverá ser feito em: caixa/banco >> manutenção >> baixa de lançamentos (scc00023).

Uma vez processada a conciliação o lançamento irá compor o SALDO CONFIRMADO.


Concluímos, então, que o SALDO REAL são todos os lançamentos que estão no caixa e bancos e o SALDO CONFIRMADO são apenas os lançamentos que estão com o STATUS = BAIXADO, dessa forma, quem utiliza nosso extrato do caixa e bancos possui uma análise de disponibilidade de recursos financeiro, mais real que o próprio extrato do banco, propiciando uma melhor tomada de decisão.


À disposição.